Os uivos que ecoam pelas ruas de São José dos Pinhais são como um aviso: o abandono de animais se tornou um problema grave, que coloca em risco bichos e cidadãos. O tema sério é abordado, porém, de maneira leve e divertida pelo espetáculo infantil Dito e Feito, encenado por professores e alunos da PUCPR, através do projeto comunitário e em parceria com a Companhia do Intérprete.
Na montagem as crianças acompanham a história do menino Oliver, interpretado por Luann Vianna. Após ganhar um cachorro da sua mãe (Elizabeth Oliveira), ele percebe que o cãozinho Dito possui um problema de locomoção. Abandonar o bichinho, tal como aconselha o amigo Pedro (Valter Dorte) ou amá-lo assim mesmo vira o seu grande dilema.
“Dito e Feito” é um espetáculo teatral para públicos de todas as idades, que reúne profissionais de diferentes áreas e busca promover a reflexão a respeito de um problema ambiental bastante comum: a questão do abandono de animais. A montagem escancara, por meio de uma estética teatral alegórica, a rotina de uma família burguesa contemporânea composta por uma mãe solteira mantenedora da casa e um filho único estudioso e mimado. Na história, o filho Oliver é tomado por uma vontade: adotar um cachorro. Esta vontade acaba modificando toda a rotina da família, causando divertidas confusões e levando o público à reflexão sobre os problemas causados em relação ao abandono de animais. O espetáculo trabalha a temática de maneira lúdica, por meio de músicas com sons de brinquedos, danças coreografadas a partir de diversos ritmos, interpretações caricaturadas, figurinos estilizados, cabelos coloridos, cenários que misturaram elementos de um apartamento com brinquedos de playground. Tudo isso para tratar de questões de natureza artística, social e ambiental.
Direção geral: Elderson Melo
Assistente de direção: Fernanda Fuchs
Elenco: Luann Vianna (Oliver), Elisabeth Oliveira (Mãe) e Valter Dorte (Veterinário e Pedro Henrique).
Direção de produção: Helder de Miranda
Assistente de Produção: Monique Rocha e Vanessa Vzorek
Adaptação de texto: Helder de Miranda
Coreografia: Amanda Valério
Concepção de figurino: Helder de Miranda e Elderson Melo
Execução de figurino: Noeli Santana
Cenografia: Helder de Miranda
Confecção e criação do Dito: Ana Lúcia de Macedo
Iluminação: Márcia Talaska
Operação de luz: Márcia Talaska
Sonoplastia: Fernanda Fuchs
Operação de som: Amanda Valério
Assessoria de imprensa: Franco Fuchs
Fotografia: Vanessa Vzorek
Música: Daniel D’Alessandro e Fernanda Fuchs (Composição) Fernanda Fuchs e Helder de Miranda (voz) Adriano Nascimento e Airton (violão) Daniel Assis (teclado) Daniel D’ Alessandro (bateria e percussão)
Design Gráfico: Giulian de Castro
-Estreou no dia 02 de setembro de 2012 no teatro da PUCPR de São José dos Pinhais - temporada de 20 apresentações Patrocinadas pela Prefeitura do Município.
-Dias 11 e 12 de maio de 2013 foram realizadas 04 apresentações no Teatro Guaira de Curitiba/PR -Mini-auditório Glauco Flores.
- Realizou temporada em 2013 no teatro da PUCPR de São José dos Pinhais - temporada de 20 apresentações Patrocinadas pela Prefeitura do Município.
2012 - 2014
Prefeitura de São José dos Pinhais