O espetáculo Post Mortem (Performance Art), criado em Novembro de 2012 , é baseado em um resgate da herança histórica das fotografias Post Mortem vitorianas, do século XIX. Naquela época tirar retratos era muito caro, de modo que a maior parte das pessoas não possuía fotos. Por isso a família providenciava a fotografia do parente após a morte, com o objetivo de conservar uma lembrança da pessoa querida. Esse ritual histórico familiar faz parte de uma série de ritos e crenças, onde a família participa dos dinamismos próprios das relações sociais e sofre as influências do contexto político, econômico e cultural no qual está imersa. A perda da validade de valores e modelos da tradição e a incerteza a respeito das novas propostas que se apresentam, desafiam a família a conviver com certa fluidez e abrem um leque de possibilidades que valorizam a criatividade numa dinâmica do tipo tentativa de acerto/erro. Provocativo, suas cenas são repletas de símbolos que causam diversas compreensões ao publico, provocando uma reflexão
Na penumbra da história, onde memória e esquecimento dançam juntos, nasceu Post Mortem. Um espetáculo que atravessa o véu entre vida e morte, inspirado pelas fotografias vitorianas que capturavam a eternidade em olhares imóveis. Nesta performance, o riso se mistura com o mistério, enquanto símbolos sussurram segredos para aqueles que ousam decifrá-los. Entre gestos precisos e vozes que ressoam como ecos do passado, o palco se torna um terreno sagrado, onde o cômico e o sublime se encontram.
Criado como uma jornada de improviso, guiada pelo Prof. Dr. Elderson Melo e com a alma da Companhia do Intérprete na preparação dos corpos e vozes, Post Mortem não é apenas um espetáculo—é um convite. Um chamado para rir, refletir e sentir o peso leve da existência.
Elenco: Caroline Marzani, Marcia Talaska, Helder de Miranda e Monique Rocha
Diretor: Elderson Melo
Iluminação: Valter Dorte
Edição de vídeo: Victor Muzza
2012 - 2014
CENATA – Festival de cenas curtas de Aracatuba (SP)
Prêmio de melhor atriz para Monique Rocha
Prêmio de melhor trilha sonora
Indicação ao prêmio de melhor pesquisa de linguagem
CURTA CENA – Festival de cenas curtas de Sumaré (SP)
Segundo melhor Espetáculo
Prêmio de melhor atuação em performance, para Monique Rocha e Caroline Marzani.
Direção e roteirização em performance para Elderson Melo