No ano de 2012, a Companhia do Intérprete foi contemplada pelo Edital Ponto de Cultura, passando a receber recursos do Ministério da Cultura (MinC) para realização de oficinas teatrais focadas no cômico, e espetáculos artísticos, incluindo espetáculos com foco em atuação social. O Ponto de Cultura foi o primeiro projeto do grupo com atuação pedagógica em contextos sociais, a partir de recursos federais, já que as oficinas anteriores foram realizadas de maneira independente e sem recursos.
Entre os anos de 2013 e 2014 o grupo recebeu do governo federal, em parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais-PR, recursos financeiros para a realização do projeto Ponto de Cultura, intitulado Teatro em Bairros de Paz.
O Ponto de Cultura da Companhia do Intérprete, intitulado Teatro em Bairros de Paz, foi melhor estudado pelo diretor do grupo Elderson Melo em sua pesquisa de doutorado. A tese foi desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, intitulada “O riso invade a educação: uma (des)proposta para a pedagogia do cômico”, e defendida no ano de 2016.
Sobre a atuação social, de um modo geral, até o ano de 2012 o coletivo teve contato com comunidades carentes, permeadas pelo olhar como docentes de arte em escolas públicas de bairros periféricos dos municípios de São José dos Pinhais e de Curitiba. Entretanto, antes do Ponto de Cultura, nenhum dos integrantes havia trabalhado anteriormente com um projeto que fosse desenvolvido dentro de uma instituição com caráter de assistência social.
Telefone para contato
(68) 99981-6336
Nosso e-mail
cia@ciadointerprete.org
Nosso endereço
Rua W03, n. 119, Rio Branco, AC