Companhia do Intérprete
A Cia do Intérprete, ao longo de sua trajetória, consolidou-se como um grupo de teatro dedicado ao estudo e produção teatral, especialmente do cômico, buscando promover a valorização dessa linguagem artística e produção de espetáculos de qualidade. Optou, para tanto, por institucionalizar-se como uma pessoa jurídica, visando a sustentabilidade e a possibilidade de inscrição em projetos artísticos e pedagógicos em editais de incentivo à cultura. O grupo busca se contrapor aos formatos de produção esporádica, tendo como objetivo a continuidade e a convergência de interesses através de sua organização institucional.
Uma das características principais do grupo é a ideia de pesquisador-coletivo, em que todos os integrantes atuam como pesquisadores e contribuem de forma colaborativa para o desenvolvimento das propostas artísticas. Para isso, o grupo realiza vivências práticas no terreiro, laboratórios de experimentação teatral, rodas de discussão e performances artísticas, buscando constantemente o aprimoramento e a inovação em suas criações.
Ao longo de sua trajetória, a Companhia do Intérprete tem se destacado por sua abordagem inovadora e atualizada do cômico teatral, buscando ultrapassar as tradições teatrais estabelecidas e reinventar as práticas e discussões sobre o tema. Através de suas experiências teóricas, filosóficas e artísticas, o grupo estabelece trabalhos fluidos e criativos, explorando diferentes perspectivas e realidades.
Promover a valorização e o desenvolvimento das artes, especialmente do teatro, buscando provocar reflexões no público por meio de espetáculos de qualidade.
Ser reconhecida nacionalmente como referência na área do cômico teatral, contribuindo para o fortalecimento e valorização dessa linguagem artística.
Excelência artística; respeito às diferenças; valorização do trabalho em equipe; busca constante por inovação e aprimoramento
A equipe de gestão da Cia do Intérprete é composta pelos fundadores do grupo, Elderson Melo e Helder de Miranda, que são também professores do curso de Teatro da Universidade Federal do Acre. Esses profissionais são responsáveis pela administração e direção artística da empresa. Além disso, a Cia do Intérprete conta com a colaboração de diversos profissionais e artistas, que contribuem para a realização dos espetáculos e projetos pedagógicos.
Conta ainda com profissionais experientes e qualificados, que possuem uma trajetória artística e acadêmica nas diferentes áreas teatrais, indo da direção, produção, pedagogia, entre outros. Além disso, a empresa conta com a colaboração de diversos artistas e profissionais de diferentes áreas, que contribuem para a realização dos projetos artísticos e pedagógicos específicos.
Elderson Melo de Miranda é ator, diretor, produtor de projetos culturais e professor adjunto na Universidade Federal do Acre - UFAC. Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Perfomances Culturais - UFG, com pesquisa relacionada à cultura e arte afroameríndia. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo-USP, com tese defendida na área de arte-educação. Possui mestrado em Artes, pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, na linha de pesquisa Processos e Poéticas da Cena. É formado em História pela Universidade Federal do Acre ; em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná - Faculdade de Artes do Paraná; e em pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui experiência na coordenação de projetos artísticos dentro da Companhia do Intérprete desde 2011, incluindo projetos de incentivo federal aprovados pela Lei Rouanet e como Ponto de Cultura. Atua nas áreas de interesse: arte e educação inovadoras, cultura e identidade afroameríndia, arte e cultura afroameríndia.