Do riso irreverente e do corpo desafiador nasceu uma obra única, um tributo cômico ao bufão e suas artimanhas. Fruto de uma investigação profunda, que transformou sons não verbais em poesia e movimentos em provocações, este espetáculo nos convida a atravessar o espelho da seriedade cotidiana. Sob a orientação do Prof. Dr. Elderson Melo de Miranda e com uma preparação vocal e corporal forjada em cumplicidade artística, a criação emerge como um mosaico bufonesco de situações que dialogam, riem e parodiam.
Cada gesto e som desenham um universo em que o ridículo e o sublime coexistem, entrelaçados por uma sequência que desafia o previsível e celebra o inesperado. Um jogo cômico que espelha a alma do bufão: anárquica, questionadora e, acima de tudo, deliciosamente humana.
“Dito e Feito” é um espetáculo teatral para públicos de todas as idades, que reúne profissionais de diferentes áreas e busca promover a reflexão a respeito de um problema ambiental bastante comum: a questão do abandono de animais. A montagem escancara, por meio de uma estética teatral alegórica, a rotina de uma família burguesa contemporânea composta por uma mãe solteira mantenedora da casa e um filho único estudioso e mimado. Na história, o filho Oliver é tomado por uma vontade: adotar um cachorro. Esta vontade acaba modificando toda a rotina da família, causando divertidas confusões e levando o público à reflexão sobre os problemas causados em relação ao abandono de animais. O espetáculo trabalha a temática de maneira lúdica, por meio de músicas com sons de brinquedos, danças coreografadas a partir de diversos ritmos, interpretações caricaturadas, figurinos estilizados, cabelos coloridos, cenários que misturaram elementos de um apartamento com brinquedos de playground. Tudo isso para tratar de questões de natureza artística, social e ambiental.
Direção geral: Elderson Melo
Elenco:Jakeline Barra, Gabi Schwarzbach, Cesar Matheus, Thamy Dantas, André Avancini e Bila Ivankio.
Direção de produção: Helder de Miranda
Concepção de figurino: Helder de Miranda e Elderson Melo
Foram realizadas apresentações no teatro laboratório da PUCPR, no ano de 2012, e no festival de cenas curtas de Araçatuba-SP, no ano de 2013. Com o passar do tempo, os atores acabaram se desvinculando da Companhia do Intérprete e seguindo com o espetáculo de forma independente.
2012 - 2013
O trabalho foi produzido a partir de recursos próprios.